AUTOR AL– Relatório

http://autoral.almeirim.org

autoralO conceito deste projeto de alunos assenta na necessidade imposta pela Unidade Curricular de BAD, parte integrante da Licenciatura em Educação e Comunicação Multimédia, do Instituto Politécnico de Santarém, de realizar uma tarefa de grupo que aplicasse, na prática, conceitos ministrados em sala de aula.

Nesse sentido, entendeu este grupo de alunos, levar a cabo a realização de uma Biblioteca WEB 2.0 que pudesse oferecer um serviço de pesquisa online, que potenciasse uma melhor divulgação dos autores/escritores de Almeirim.

Porque o espaço estava por preencher, embora o serviço da Biblioteca Municipal de Almeirim disponibilize, em rede, o seu catálogo, ou fundo documental, esta é constituída também por um conjunto de obras que nos interessa divulgar melhor, nomeadamente as que constam do fundo local, repositório de muita da informação que desejamos divulgar de forma particular.

Mais do que um sítio em rede, esta ferramenta de pesquisa pretende ser, pela particularidade e especificidade do seu conteúdo, o catálogo de todos os escritores de Almeirim que, por condição do seu nascimento assim são reconhecidos, ou ainda aos que, escreveram sobre Almeirim.

Pretende-se que o “Autor Al”, imagética de “Autores de Almeirim”, seja um instrumento de pesquisa, divulgação e informação dos autores nele contidos, e um complemento ao serviço oferecido pela biblioteca pública de Almeirim.

A sua administração, atualização de dados e manutenção caberá, numa primeira instância, ao grupo de alunos proponentes, sendo sua intenção, após o cumprimento do objetivo de âmbito escolar, entregar a sua administração a quem lhe poder dar continuidade.

Foram encetadas diligências no sentido de alojar o “Autor Al” num servidor administrado pela autarquia, e as indicações vão no sentido de que, caso se justifique o interesse na sua continuidade, alojamento e manutenção poderem ficam à responsabilidade, nomeadamente do gabinete de informática do Município ou da Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval – Almeirim.

Porque este grupo de alunos entende que alguns trabalhos escolares se podem separar do mero exercício académico, afastando-se da sua, mais que previsível, morte anunciada, quase sempre observada após o cumprimento das unidades curriculares e também, porque é de todo o interesse levar o conhecimento para fora da Escola, acreditamos poder contribuir com a implementação total do objetivo proposto, para uma melhor divulgação daquilo que é a produção particular de um conjunto de autores.

APOIO TÉCNICO/PEDAGÓGICO

A realização do trabalho proposto, implica uma parametrização e um enquadramento técnico da Docente da unidade curricular, imprescindível para a credibilidade da tarefa proposta. Por essa razão, todos os conteúdos vão ser apresentados em função das normas técnicas em vigor para a divulgação de documentos.

O acompanhamento da Docente Profª. Dina Rocha, responsável pelo Centro de Documentação e Informação (CDI) do Instituto Politécnico de Santarém, repositório do trabalho científico desta Instituição de Ensino Público, garantem aplicabilidade e credibilização do projeto proposto.

Embora tenhamos tido acesso a alguma informação privilegiada, imputada às responsabilidades profissionais de alguns elementos do grupo, esta foi importante para melhorar alguns conteúdos apresentados. O facto de se conhecer alguma tramitagem técnica ligada aos livros aumentou a responsabilidade dos seus elementos que assim se sentem na obrigação de realizar um trabalho mais cuidado.

DA IMPLEMENTAÇÃO TÉCNICA DO SITE

Esta aplicação, executada com recurso, numa primeira instância ao software Artisteer e numa fase avançada em Joomla 1.5, foi testada inicialmente em servidor virtual (Xampp) e alojada, com caracter mais definitivo, no sítio: http://autoral.almeirim.org.pt

Foi intencional e constituiu uma das preocupações do grupo, construir um ambiente amigável à navegação, implementando, tanto quanto possível, as boas práticas aprendidas para a construção de sites, nomeadamente, usabilidade e acessibilidade.

Do universo cromático

As cores desta aplicação assentam num conjunto subtil e convidativo de tons suaves, de onde sobressai uma paleta cromática ligada aos livros, que usa os ocres, castanhos e sépias, que convidam à leitura demorada.

Elementos técnicos

As escolhas dos elementos técnicos constituintes, tais como os módulos – ou widgets – tiveram sempre em vista, facilitar a pesquisa e indicar o caminho correto para quem visita o site. Pretendeu-se encontrar instrumentos que correspondessem às preocupações iniciais, como por exemplo, um módulo de pesquisa por tags, onde as etiquetas destacadas nos direcionam para uma pesquisa previamente orientada.

Outros modos de pesquisa;

Pesquisa Rápida – É-nos facultado um espaço de pesquisa que usa os metadados (todos os elementos constantes em; artigos) do site para encontrarmos a informação relacionada com a nossa pesquisa. (Módulo: ”Introduza a sua Pesquisa”)

Pesquisa Avançada – A pesquisa é feita por palavras-chave, em que podemos pesquisar por palavra, conjunto de palavras, ou todos os termos, ou pela frase exata. (Ex: Conhecer Almeirim 3).

A pesquisa pode igualmente ser orientada por nome de Autor/ Título do Livro/ Género/ ou nos Comentários do site feitos pelos utilizadores. Podem ser ordenados; pelo mais recente, pela antiguidade, popularidade e alfabeticamente.

Tags de pesquisa utilizadas;

Etnografia, História, Toponímia, Gastronomia, Folclore, Almeirim.

A metadescrição geral do site, fica designada como:

“Autor Al”, Index dos Escritores de Almeirim

Quanto à interoperabilidade;

Após a publicação dos artigos no site, os mesmos, através da interoperabilidade construída, ficam disponíveis na página do Autor Al (Facebook e Twitter). A participação dos utilizadores, através do espaço disponível para os comentários, requer uma avaliação prévia da equipa administradora, que só disponibiliza a público o comentário ao artigo em causa, caso este apresente enquadramento. A necessidade dos comentários serem pré avaliados e só depois publicados, assenta no sancionamento do uso de palavras menos próprias ou até de comentários enviesados. Por essa razão foram vedadas previamente um conjunto de palavras de léxico vulgar.

Quanto à navegabilidade;

Ao lermos um artigo de um determinado autor, é-nos sugerido pela indicação Obras do mesmo Autor, acesso imediato a outras obras deste mesmo autor, naturalmente dentro do mesmo género literário (ex. Prosa).

Os utilizadores podem ainda notar o artigo consultado, através de 5 parâmetros de qualidade, que vai de fraco a bom. Para além deste sistema de notação não influenciar a qualidade do artigo, mas exprimir apenas, uma opinião de utilizador, que neste caso se escuda no anonimato, servirá apenas para dados estatísticos ou orientações para autor da obra.

A navegação do site assenta na divisão por categorias, 5, a saber;

POESIA | PROSA

OUTROS (ex: teatro para crianças/literatura para crianças)

LIVROS DINÂMICOS, que permitem ao utilizador a visualização do documento na íntegra e a possibilidade de fazer download do mesmo)

ATUALIADES – Espaço reservado ao lançamento de novas obras literárias, artigos e eventos relacionados com os livros, entrevistas e atualidades relacionadas com site.

A categoria LIVROS DINÂMICOS usa a aplicação Web 2.0, FLIPSNACK, (on demand )

Livros passíveis de download e leitura dinâmica

a) Conhecer Almeirim 3

b) Petizfeliz é assim…

c) Manual do Educador Ambiental (edição 2010)

Para as perguntas mais frequentes, sobre questões relacionadas com o site, foi criada uma página de FAQ´s (perguntas mais usuais), funcionando como uma espécie de glossário de termos técnicos mais usados na catalogação, ex: CDU, ISBN, Cota, Depósito Legal, Fundo Local.

 ACERCA DOS CONTEÚDOS

A base da informação disponível no site, assenta, quase na totalidade, no fundo local à guarda da Biblioteca Municipal de Almeirim. Foi contudo necessário, avaliar a listagem disponível, bem como alguns destes documentos, para tentar perceber os critérios empregues na constituição do fundo. Como os critérios neste utilizados não correspondiam aos princípios orientadores que deviam nortear o trabalho por nós proposto – autores/escritores nascidos, ou que escreveram acerca de Almeirim – foi, com base na mesma, feita uma seleção do seu conteúdo, para que esses, e apenas esses, pudessem figurar no “Autor Al”.

Como este fundo não contemplava as últimas publicações, especialmente de autores nascidos em Almeirim, foi feita pesquisa cuidada para que não ficasse nenhuma obra de fora.

Convém dizer que, a atualização dos dados a divulgar, nomeadamente as publicações particulares, requerem dos seus autores uma estreita colaboração no sentido de, como principais interessados na divulgação do seu trabalho, se preocuparem, também, em dar conhecimento das mesmas, de preferência antes do seu lançamento oficial, para que se possa fazer, neste ambiente virtual o seu pré-lançamento. Porquê, porque a plataforma permite, pela sua edição em rede, colocar essa informação disponível a uma comunidade bastante alargada.

Se por um lado, compete aos escritores/autores de Almeirim, fazer chegar aos administradores do site a informação acerca do seu trabalho, porque dessa forma evitam a acrescida preocupação de nos manter alerta, já será bem diferente se se falar dos que escrevem sobre Almeirim, uma vez que o conhecimento do seu trabalho nos pode eventualmente escapar. Contudo, em ambos os casos, a falta de atualidade da informação, deveria ser imputada, em primeira instância aos escritores/autores pelas razões que acima se descrevem, e exigir celeridade na publicação dos conteúdos disponibilizados por estes, aos administradores da plataforma.

Para que os conteúdos não se cristalizarem é importante a sua atualização, o mesmo será dizer, que interessa muito, construir um espaço virtual dinâmico e útil, passível de ser visitado – entre outros públicos – pela comunidade escolar de Almeirim.

Cada obra divulgada é acompanhada por uma imagem da capa do documento, enquadrada pelas normas técnicas de classificação documental em uso e uma breve sinopse que ajudam na sistematização do conteúdo.

Naturalmente, por contingências que se prendem com o formato em que se encontram todos os documentos, ou seja impressos, não é possível disponibilizá-los em formato e-book, contudo, apresentamos um ou outro documento tratado dessa forma, passível de se ler à distância ou fazer download.

Durante o processo construtivo do site, foi encontrada uma forma de disponibilizar três documentos neste formato, documentos estes referidos no ponto 3.

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO SITE

Depois de finalizado e aprovado, este trabalho carece da autorização da Docente da Unidade curricular – por ser esse um princípio orientador – para ser tornado público.

Para dar visibilidade ao projeto, entendeu-se que a sua apresentação pública, em sessão aberta à comunidade, faria todo o sentido. Por essa razão, é intenção do grupo de alunos enveredar esforços para enquadrar a sua apresentação em ambiente de biblioteca, de escola, ou outra.

5. Assim, a apresentação pública do “Autoral Al”, ficou agendada para o dia 17 de Dezembro de 2011 no Auditório da Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval – Almeirim [21h00]. Para o efeito, foram enviados convites aos parceiros do projeto e aos interessados, em particular aos autores constantes no mesmo. Foram igualmente feitas diligências junto de alguns jornais (local/regional) para fazer eco desta iniciativa.

DA CONSTIUIÇÃO DO GRUPO

A heterogeneidade da constituição do grupo constituiu a sua mais-valia, por essa razão não foi difícil coordenar ou distribuir tarefas. As competências particulares de cada um ficam evidenciadas no trabalho de conjunto, sendo que as tarefas ficaram distribuídas consensualmente da seguinte forma:

Rui Bexiga – Pesquisa de conteúdos técnicos e sua implementação

Fernando Veríssimo– Conceito geral, recolha e tratamento de informação

Mário Cláudio– Tratamento de dados, recolha e princípios técnicos

Dezembro 2011

, ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: