Relatório de Implementação Desen.TOPNET

Site: http://desentopnet.rbx.pt 

Facebook: http://www.facebook.com/pages/DesenTOPNET/

Twitter: https://twitter.com/desenTOPNET

A implementação do projeto Desen.TOPNET fundamentou-se nos conceitos constantes do relatório anterior, elaborado para a unidade curricular de DAPT I. Nele se preconizavam os conceitos e tarefas a desenvolver, cujo resultado final se apresentará na forma de um site executado em software JOOMLA 1.5. As alterações feitos ao conceito inicial aconteceram, por sugestão do docente ou por se entender contribuir para a óbvia melhoria do projeto, tendo sempre em conta não haver desvios à linha programática de conteúdos.

DA IMAGÉTICA DO SITE

O imaginário do site assenta na ideia de uma oficina, que oferece soluções práticas para a resolução de problemas comuns.

clip_image002As cores predominantes são o amarelo e o preto e funcionam como reforço do imaginário oficinal pretendido. O individuo que nos apresenta a “suite de ferramentas” pertence ao universo do cartoon, veste camisa amarela, rematada junto ao pescoço, com um papillon preto e, trás consigo, de quando em vez, um desentupidor para reforçar a ideia de desimpedimento e da facilidade de comunicação. A nuvem, também do mesmo universo, aparece como reflexo do conceito de cloud computing, fazendo de forma evidente, a associação visual a algo que nos é familiar e inacessível mas que se encontra por cima de nós. Será nesse espectro de ondas que tudo se passa.

Dos slogans originais criados para a divulgação das aplicações, socorremo-nos do imaginário da região do Ribatejo (onde nos inserimos), difundindo o “damos primeiras ajudas” para ilustrar aquele que ampara o forcado da cara, o que garante o suporte de retaguarda, o que dá confiança ao que avança. Mas outros ajudaram a construir o imaginário dclip_image004o site, como seja, o “entre a nuvem e você!”, “o futuro passa por aqui” ou “na nuvem é um descanso!”. Este último slogan será o que mais próximo se afigura do sentido que se deseja passar, porque efetivamente, em sistema de open source, gratuito, sem atualizações ou complicações, compatível e em segurança, é um descanso!

Subjacente à apresentação do site surge uma mala de ferramentas que acompanha as apresentações públicas, metáfora do conceito pouco divulgado de ferramentas úteis aos utilizadores da internet. Com ela se faz alusão à caixa de ferramentas que guardamos em casa, em local de fácil acesso, disponível e pronta a usar.

DA CONSTRUÇÃO DO SITE

Pensado de forma a propiciar uma navegação concordante com conceitos de usabilidade e operabilidade, o site desenTOPNET, preocupou-se igualmente com o design das páginas. Preocupou-se em aplicar uma concordância visual que uniformiza os conteúdos de forma a dar indicação ao utilizador que está a navegar no mesmo ambiente cromático.

O banner principal apresenta um cabeçalho informativo onde impera, de forma clara e contrastante, o nome do site, o imaginário da “nuvem” e um subtítulo – “selection of tools to help you!” – que vinca o conceito fundamental.

A página principclip_image006al (Home) disponibiliza 6 botões de navegação horizontais acoplados ao banner e, à direita, dispostos de forma mais ou menos aleatórias, 8 botões de navegação verticais nos colocam em contacto com outras tantas ferramentas. Imediatamente antes destes, disponibiliza uma txtbox para pesquisa e apresenta 4 botões de ligação que aplicam o conceito de interoperabilidade (Facebook e Twitter, ligação às nossas páginas “oficiais” , o Delicious que permite ao utilizador guardar as ligações e o RSS Feed que permite receber as novidades). Existe também o btn “Gosto” que convida o visitante a dar o seu “voto de simpatia” e o “share” que permite ao utilizador partilhar o desenTOPNET nas suas ligações às redes sociais.

No rodapé do site, aplicando novamente conceitos de usabilidade, disponibilizam-se 14 botões que fazem as conexões possíveis para percorrer o site em segurança.

O site foi executado em JOOMLA 1.5 e a construção de conteúdos recorreu a algumas aplicação do Office 2010, (Word- Power Point- Ecxel) ao ISpring, ao Corel Draw 12 para edição desenho e ao Photoshop para edição de imagem, e ainda ao Artisteer para construção do “esquiço” inicial.

DA NAVEGAÇÃO ENTRE PÁGINAS

clip_image008clip_image010

clip_image012Basicamente a navegação foi concebida para se fazer em duas partes distintas; a primeira – Menú de Topo – pensada para dar a conhecer as intenções do site, seus promotores e objectivos e uma segunda intenção – Menú Lateral – que compreende a navegação pelas plataformas sugeridas.

A segunda intenção, a que se prende com a navegação nas ferramentas propostas, continua com ambiente “clean e friendly”, apresentando para todas as apresentações uma distribuição idêntica de texto e imagem.

Para “aligeirar” a leitura, o nosso “cartoon” interage no esquema que se criou para facilitar a compreensão do processo. Interage igualmente com o logo/marca oficial da aplicação tentando aproximar ambos; utilizador, aplicação e conceito do site.

DA LIGAÇÃO TÉCNICA DO SITE

O site encontra-se alojado no servidor do Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém, no endereço: http://alunos.ese.ipsantarem.pt/ecm/desentopnet/

A administração de conteúdos do site é partilhadas pelos 3 elementos que constituem o grupo, cabendo a estes a sua inteira responsabilidade.

Ambiente da administração do site

clip_image014

DA DIVULGAÇÃO

clip_image020Desde que se começou a materializar o conceito, com a criação de personagens, universo e cores, que o grupo de trabalho apostou na divulgação, por isso, em finais de Outubro de 2010 começaram a surgir as primeiras intenções de promoção, nomeadamente através das páginas pessoais do Facebook dos elementos do grupo.

Mais tarde, em finais de Fevereiro, foram criadas as páginas no desenTOPNET no Twitter e no Facebook, através das quais se tem vindo a publicar, não só as últimas novidades em APP (aplicativos) bem como notícias sobre as fases de desenvolvimento do projecto. Como curiosidade informamos que imediatamente após as apresentações foram lançadas imagens nas redes sociais fazendo eco desse evento.

DAS VANTAGENS

Para o utilizar

É gratuito. É seguro. Não carece de manutenção ou atualização. É compatível com sistemas Windows e Mac, necessitando o utilizador, apenas, de uma ligação à internet e de uma conta de email para confirmação de dados.

Embora de utilização free, o espaço disponível para alojamento (por ex: Jay Cut 30minutos de filme, Zamzar que nos permite transformação até 1Gb, GoogleDocs , 7 Gb de alojamento em documentos) é bastante simpático, servindo – em pleno – para o comum dos utilizadores.

DAS DESVANTAGENS

Podemos considerar como uma desvantagem o facto de este conceito de cloud computing, alojar a nossa informação num servidor sobre o qual não temos qualquer controlo, ficando por essa razão vulnerável. É também sabido, que um dos conceitos básicos da internet é o de partilha – knowledge – de conhecimentos, por isso, a ser corretamente utilizada a nossa informação seria sempre – neste caso particular – um benefício para a comunidade internauta.

Outra desvantagem, poderá ser o facto de as plataformas serem de utilização livre e gratuitas e não nos obrigarem a qualquer vínculo contratual, e por essa razão, poderem em qualquer altura deixarem de processar ou armazenar os nossos conteúdos, podendo perspectivar-se até, a perda completa desses dados.

Desvantagem, pode ser o facto do conteúdo do site de não ter sido testado de forma científica, junto do público-alvo a quem se dirige. Sabemos apenas que se dirige a indivíduos frequentadores da internet, com idades entre a adolescência e o sénior mais avisado, com necessidades básicas ao nível da utilização de ferramentas para texto, imagem, som, vídeo, ortografia, fazer apresentações dinâmicas, produzir um site ou blog, ou converter ficheiros de variadíssimo tipo.

CONCLUSÃO

Este trabalho escolar executado para a disciplina de DAPTII, serviu-se de conhecimentos anteriores, ministrados em outras unidades curriculares, tanto técnicas como teóricas. Pode concluir-se que, o site cumpriu os todos os objectivos programáticos à sua construção e implementação e cumpriu também o desejo de o fazer presencialmente, em ambiente de sala de aula, a apresentação pública da suite de ferramentas. Esse privilégio aconteceu na ESES, para colegas de ECM e APM, sala de Multimédia 1, no dia 10 de Maio, entre as 9h00 e as 11h00 e entre essa e as 13h00, respectivamente, acompanhadas de perto pelos professores Nuno Lopes e Valter Gouveia que enquadraram o projeto e pela senhora Professora, Maria Potes Barbas, responsável científica e coordenadora da unidade curricular.

http://photopeach.com/album/6uqxpf

Numa primeira tentativa de levar este conceito para fora de portas, está agendada uma apresentação do projeto à Universidade Sénior de Almeirim, para a qual os professores que acompanharam o projeto mostraram interesse em nos acompanhar, o que, naturalmente, nos deixa agradados.

clip_image022Por sugestão do docente e para finalizar, foi proposto ao grupo de trabalho construir a ligação entre o site desenTOPNET e as suas bookmarks, ficando dessa forma disponível um botão de acesso para a “WonderPage”, o local onde são lançadas outras ferramentas WEB 2.0, por nós igualmente selecionadas, capazes de despertar o interesse de utilizadores menos curiosos, numa tentativa de divulgação constante do cloud computing.

Para finalizar, foram colocadas no Sribd as apresentações que complementar e dão apoio multimédia às formações.

Desta forma, deu-se por tecnicamente concluído, o nosso trabalho.

Os discentes

RUI BEXIGA (014)

FERNANDO VERÍSSIMO (012)

MÁRIO CLÁUDIO (011)

Santarém, Maio de 2011

, ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: