desen.TOPNET

desenTOPNETSendo a internet um complexo mundo de divulgação e troca de informação, onde as opções disponíveis são imensas, encontrar ferramentas que possam dar resposta imediata e satisfatória às necessidades do utilizador comum, não nos parece fácil.

Realizar uma pesquisa específica sobre algo que nos interessa, leva-nos muitas vezes para ambientes complexos e labirínticos, desviando naturalmente o sentido da nossa navegação que acaba, em muitos casos, por se fazer ao sabor da curiosidade, deixando-nos pouco tempo para o que é essencial. Por essa razão, disponibilizar um conjunto de ferramentas de utilidade abrangente, que rentabilizem o uso que se faz da internet, oferecendo um caminho útil, seguro e gratuito, levando os utilizadores ao encontro do que é funcional e intuitivo, parece-nos de extrema utilidade.

A escolha recaiu, após o brainstorm inicial e aturada pesquisa, em 8 – apenas – das muitas hipóteses disponíveis em sistema de open source. Aliás, constituiu a condição auto-imposta de as ferramentas sugeridas serem, na sua totalidade, gratuitas e sem necessidade de instalação de softwares.

Preocupados com o uso, nem sempre objectivo de um certo tipo de utilizadores da internet, compreendido, em termos etários entre jovens adolescentes e seniores, pretende a equipa pluridisciplinar, encarregue da tarefa, de fundamentar a escolha a um limitado conjunto de ferramentas capazes de interessar ao seu público-alvo.

Mais do que disponibilizar ferramentas de utilidade comprovadamente útil ao utilizador não profissional, Desen.TOPNET pretende ser o caminho mais curto entre a necessidade e a solução, dando resposta à questão; “de que forma a internet, com economia de tempo e a custo zero, me pode ser útil?”.

Desentupir, significa, neste contexto, facilitar, desimpedir, facilitar o uso. O sufixo “topnet”, pretende, com alguma vaidade – é certo – representar a melhor escolha, a mais redutora de todas as seleções de ferramentas gratuitas, em contraponto às com idênticas funcionalidades, mas pagas.

Para além dos conteúdos ficarem disponíveis no site Desen.TOPNET, a equipa do projeto pretende fazer a apresentação presencialmente junto do seu público-alvo, quer ministrando mini-aulas suportados por elementos multimédia, intencionalmente preparadas para ajudar à compreensão dos conteúdos selecionados, bem como disponibilizar um fórum para dúvidas e esclarecimentos.

De referir também que, o conjunto de ferramentas aqui apresentadas, não pretende condicionar ou limitar o utilizador na sua pesquisa. Deixa intencionalmente aberta a grande janela para o mundo da informação que é a internet, facultando outros caminhos de pesquisa direcionados para assuntos similares através de links.

Por fim, registar que, aos construtores deste projeto escolar, coube a auscultação e avaliação de um conjunto aleatório de utilizadores frequentes a par de exaustiva pesquisa online, comparando semelhanças, facilidades de navegação e funcionalidades de alguns programas para poder, com isso, fundamentar a seleção apresentada.

Apontar uma direção e em consequência dela, chegar a outros destinos, foi o que nos propusemos fazer, cumprindo o objectivo proposto enquanto discentes da disciplina DAPT, de construir um projeto tecnológico com base em ferramentas Web 2.0 que fosse original, funcional e útil.

DEFINIÇÃO DOS OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Temos como objectivo geral, oferecer aos utilizadores da net um conjunto selecionados de ferramentas que podem ajudar a; organizar, a planear, a construir, a aprender, a arquivar, a comunicar ….

Especificamente, são ferramentas que pudemos usar para tratar e arquivar fotos, para construir blogues, para correção ortográfica ou tradução, para enviar ou construir um documento a várias mãos ou até para aceder às últimas notícias do mundo.

De forma sintetizada, ligar-se através da Desen.TOPNET é aceder a um seletivo conjunto de software útil e gratuito, escolhido pela abrangência dos seus conteúdos. É ainda, ter a possibilidade de aceder a um fórum para solicitar esclarecimentos ou desfazer dúvidas ou, de forma presencial, ou disponibilizar o Desen.TOPNET- Tour.

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: