Tic I – Trabalho final

Para este exercício de Tic, foi imaginado um evento fictício, um festival imaginário de música, com artistas ficcionados baseados em artistas reais.

Foram utilizados 3 ferramentas do Microsoft Office abordados na disciplina de Tecnologias da Comunicação e da Comunicação: Word, Excel, e Power Point.

O trabalho Foi desenvolvido em quatro partes distintas, um cartaz realizado totalmente em Word, uma apresentação em Power Point com programação mais detalhada do evento, a ser colocada à disposição do publico através de um quiosque multimédia de preferência perto do local de entrada do recinto onde teria lugar o evento, um convite usando a interação do Word com o Excel através do processo de Impressão Personalizada, e um orçamento em Excel,

1. Cartaz executado em Microsoft Word

imageNa realização do cartaz em formato A4 foram usadas imagens com diversos efeitos proporcionados pelo Word, nomeadamente em ferramentas de imagensformatarformas da imagem, e usando a forma de raio e a forma de sol. À cor de fundo foi dado a cor preto em fundo de página.

Nas imagens dos artista que aparecem no cartaz foram também usados efeitos proporcionados pelo Word, em formatarestilos de imagemcontorno suave oval e depois em formatarcolorirvariações de escuro e claro.

Para a realização do titulo foi utilizado a ferramenta Word Artestilo 21 do Word Art , alterando depois a cor da letra para vermelho com contorno a branco, e selecionando um corpo de letra com tamanho 36 e um tipo de letra Arial Black

Na data do evento o texto foi alinhado ao centro, com cor de letra a branco e tamanho de corpo de letra a 26, em que o tipo de letra usado foi o Arial

Nos dez primeiros nomes dos artistas foi usado texto a duas colunas, com alinhamento na coluna da esquerda à esquerda e na coluna direita com alinhamento à direita. A cor da letra usada foi o amarelo sem estilo de sublinhado mas com o efeito de sombra, o tamanho do corpo de letra escolhido foi o 18. Estas definições fe formatação repetiram-se para o ultimo artista, e onde o tipo de letra escolhido continuou a ser o Arial.

Por último foram usadas duas caixas de texto alinhadas ao centro. A primeira foi utilizada para dar informação dos apoios e organização do evento realizado. O tipo de letra escolhido continuou a ser o Arial, com tamanho de corpo a 12 e com cor a preto. Foi ainda utilizado um preenchimento para a caixa de texto, obtido através de ferramentas de caixa de textoformatarestilo de caixas de texto. Na segunda caixa de texto também alinhada ao centro não foi usado nenhum preenchimento, o corpo de letra continuou a ser o 12, com cor a branco, tendo a particularidade de nas palavras Power Point ter sido atribuído a propriedade de hiperligação para dar inicio à apresentação realizada no referido software para informação mais detalhada do evento.

2. Apresentação em Power Point

A apresentação em Power Point, com programação mais detalhada do evento em relação à informação apresentada no cartaz, tem como propósito ser colocada à disposição do publico através de um quiosque multimédia de preferência perto do local de entrada do recinto onde teria lugar o evento com possibilidade de interação nos diapositivos através do rato, ou a passagem automática de diapositivos de 20 em 20 segundos.

A referida apresentação desenvolvida em 4 diapositivos está dividida em: diapositivo principal com possibilidade de ligação imediata a qualquer dos outros três diapositivos ao clicar sobre os círculos com a informação da data (14, 15 e 16), ligação através de hiperligação ao sitio na internet festivaisverao.com, e ainda por questão de coerência, um botão de ação para ligação à página seguinte, e três diapositivos independentes com informação da programação diária.

Ainda no 1º diapositivo os elementos gráficos obtidos foram conseguidos através da inserção de forma, formatando os elementos gráficos em ferramentas de desenho efeitos de forma estilo de forma predefinição 1, editando depois o texto e dando um efeito de texto sombra desvio superior direito na diagonal. Neste primeiro diapositivo estão ainda incluídos o mesmo elemento Word Art com o nome do festival obtido em copy/paste com o exercício Cartaz em Word e uma caixa de texto sem preenchimento com cor de letra a branco e tamanho de corpo de letra 32 com o tipo de letra Calibri (corpo).

Os restantes diapositivos incluem caixas de texto com a programação, e informação de data e local do evento com processos já descritos anteriormente, e imagens obtidas pelo método copy/paste a partir do Word.

De referir a inserção de botões de ação para regressar à página anterior, seguir para a seguinte ou regressar imediatamente á primeira página através do botão de ação HOME.

Não foram utilizados quaisquer efeitos de transição entre diapositivos, por gosto pessoal, foram adicionados alguns efeitos de entrada de elementos, só para aparecer alguma dinâmica no exercício.

3. Impressão personalizada – EXCEL/WORD – Tabela de base de dados/Convite

Neste exercício coloquei mais um factor para influenciar o texto do convite, para além do habitual factor sexo, inseri o factor singular/plural ao diferenciar entre artistas em grupo e artistas individuais, para ver até que ponto eu conseguiria resolver a situação com a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante este primeiro semestre.

Para a realização deste exercício foi criado previamente uma tabela de base de dados onde foram registadas as informações com os factores: nome, artista individual ou em grupo, sexo do artista, morada, localidade, índice e qualificação de artista.

imageO índice (entre 1 e 5) foi atribuído de forma fictícia mas a qualificação foi obtida em função desse mesmo índice, através da utilização da função de consulta e referência PROCV.

Para isso foi considerado uma outra tabela em que na primeira coluna foi inserido os valores de 1 a 5, na segunda coluna foram inseridas as considerações correspondentes.

image

Seguidamente foi dado um nome em nomear intervalo à primeira tabela que contêm a informação necessária para este exercício de impressão personalizada. Guardou-se o documento e em seguida fechou-se o ficheiro.

Abri seguidamente o Word para a continuar o exercício para a realização do convite.

A primeira etapa foi determinar o formato do convite optando por escolher um formato personalizado no painel Esquema de página → configurar página → tamanho → tamanhos de papel → tamanho personalizado e atribuindo 15 cm para a largura e 8 cm para a altura.

No painel esquema de página → margens atribuí 0,5 cm para margens superior e inferior e 1 cm para margens esquerda e direita. Foi atribuído uma cor de fundo e inserida uma imagem com forma de imagem e feito de sombra interior através de processos já descritos anteriormente.

imagePara o convite foi definido que os artistas considerados muito bons deveriam ter um convite Vip e os restantes um convite normal, e já que a sua participação no festival seria efectuada de uma forma gratuita, para os muito bons o texto teria a honra e para os restantes o prazer.

Para iniciar a impressão em série em primeiro lugar selecionar no painel Mailing → selecionar destinatários → utilizar lista existente e ir á procura dessa lista a que foi dado um nome em nomear intervalo, no ficheiro Excel que contem a base de dados necessária para a realização do exercício.

A seguir houve necessidade de editar a lista de destinatários e usar o filtro para filtrar artistas em grupo, porque na formulação do exercício entraram dois factores que influenciam a correta formulação de texto, e só dividindo os convites para artistas individuais dos convites para artistas em grupo consegui realizar, seguindo as boas regras o exercício.

Foi digitado o texto escolhido a estar incluído no convite

Assim sendo, depois da palavra convite, no painel mailing inseriu-se a regra se…senão…então e considerou-se que se no campo classificação de artista, o artista fosse muito bom, o texto a aparecer seria o termo VIP com uma formatação com cor a vermelho, tamanho de corpo de letra 24 com o tipo de letra teckton pró ext, e efeito de auto-relevo. A condição de muito bom no campo classificação de artista, surge também mais à frente para diferenciar o texto a Honra, para os artistas muito e o prazer, para os restantes.

Para completar o exercício inseriu-se no painel mailings inserir campo de impressão em série os campos nome morada e localidade dos grupos.

Para completar o exercício criou-se um novo documento de impressão personalizada no qual se filtrou os artista individuais, mantendo as regras do documento anterior, mudando apenas as regras que são influenciadas pelo sexo do artista Assim sendo, painel mailing inseriu-se a regra se…senão…então e considerou-se que se no campo sexo do artista, o artista fosse M, o texto a aparecer seria o artigo o se fosse diferente o texto do artigo seria a, o mesmo acontecendo para Exmo. ou Exma.

4. Orçamento – EXCEL

Para o evento (Festival da nova música portuguesa) quase todas as firmas decidiram facturar um preço simbólico e assim sendo para essas firmas abriu-se a sua participação e colaboração com a organização. Mas as Firmas de iluminação do recinto não queriam colaborar em fazer preço de amigo para a realização do festival, e houve a necessidade de fazer um concurso.

Foi proposto que apresentassem um orçamento para os 3 dias, com o nº de postes de iluminação, e o preço a cobrar por dia, a única regra imposta foi que as luzes deveriam ser de 500 W cada uma.

A – Para apurar o vencedor decidiu-se encontrar na 1º folha de cálculo do orçamento :

1 – O total orçamentado por cada firma para a duração dos três dias do Festival.

Para resolver esta questão multiplicou-se o valor da célula com o valor diário de cada firma por 3 (valor que representa os dias de realização do festival ), ex: F6*3

2 – A Média dos orçamentos apresentados. Depois de encontrados todos os valores totais para os 3 dias, usando a função média no intervalo da coluna (=MÉDIA(G6:G10)) com os valores totais de cada firma.

image3 – Encontrar o mais caro e o mais barato. Estes valores encontram-se com as funções Máximo (=MÁXIMO(G6:G10)) e Mínimo (=MÍNIMO(G6:G10)) no intervalo da coluna com os valores totais. Depois com a função SE considerei que se a célula fosse igual à máxima (fixando a célula com o atalho em F4) então para verdadeiro o resultado seria o mais caro, para falso, novamente a função SE, para considerar que se a célula fosse igual ao valor mínimo (fixando a célula com o atalho em F4), para verdadeiro igual o mais barato, para falso a inserção de -.

=SE(G6=$C$17;”O Mais Caro”;SE(G6=$C$18;”O Mais Barato”;”-“))

4 – Partindo com um orçamento disponível de 750, e achando que a qualidade do serviço pretendido era importante, quem apresentasse um valor total superior a 750 e menos de 40 postes de iluminação, era eliminado, quem cumprisse estes requisitos passava à fase final. Os eliminados serão assinalados a texto vermelho e os que passam à fase final serão preenchidos a verde.

Para solucionar este problema recorreu-se novamente à função SE para depois chamar a função OU e considerar que se o total for maior que 750 ou numero de postes de iluminação for menor que 40, para verdadeiro é eliminado, para falso, passa à fase final

=SE(OU(E6<40;F6>750);”Eliminado”;”Fase final”)

image5 – Por ultimo achar o melhor preço qualidade, tendo em conta o preço e o nº de postes de iluminação. O melhor resultado terá preenchimento a verde.

Em 1º lugaimager realizou-se a expressão para calcular o índice dividindo o preço pelo nº de candeeiros, com a função mínimo determinar o melhor índice, que por sinal é o valor mais baixo dos índices e depois com a formatação condicional formatar a verde o valor que for igual ao valor encontrado em mínimo.

Neste exercício foi ainda elaborado um gráfico com a informação do preço de custos de cada fornecedor

B – Orçamento com as despesas previstas

imageApurada qual a firma que teria a seu cargo o fornecimento de iluminação eléctrica do recinto, passou-se para a fase de encontrar várias informações sobre o valor dos custos da organização do evento proposto. As restantes firmas como apresentavam todas preços de amigo, e eram lá da terra, não tiveram de concorrer com outras firmas em quaisquer concursos.

Sabendo quantos dias e qual o preço diário sem IVA de cada firma, na prestação de serviços ao festival, encontrou-se o preço total de cada firma com IVA incluído. Para resolver esta questão usou-se uma expressão em que se multiplicou o valor da célula de dias de fornecimento pelo preço diário sem IVA, multiplicando depois este valor pela taxa de IVA aplicada (20%).

=(D3*E3)*1,2

imageComo a organização era exigente e não queria que se omitissem quaisquer dados, quis-se saber o nº total de firmas envolvidas no fornecimento de serviços. Para obter esta informação de forma automática usou-se a função CONTAR.VAL para contar células com informação de texto na coluna com o nome das firmas envolvidas. Se essa informação em vez de surgir com letras, surgisse sobre a forma de números, teria sida usada a função CONTAR.

Foi necessário encontrar também o nº de firmas envolvidas por tipo de serviços (iluminação de palco, Katering, Palco, Sanitários, segurança equipamento sonoro, e iluminação do recinto). A informação foi obtida de forma individual mas automática através do uso da função CONTAR.SE na coluna do tipo de fornecimento.image

Finalmente foi necessário encontrar de forma automática o custo por tipo de fornecimento, já que nalguns casos estavam envolvidos vários fornecedores para o mesmo serviço.

Para isso recorreu-se à função SOMA.SE selecionando os intervalos nas colunas de tipo de fornecimento e total C/IVA. Com esta informação foi elaborado um gráfico para melhor comparar estas informações.

No final do exercício ao analisar os resultados obtidos e tendo o campo tipo de fornecimento ordenado por ordem alfabética, compreendi que poderia resolver o que tinha acabado de fazer de uma outra forma, com uma ferramenta do programa que também foi abordado nas aulas de TIC.

imageGuardei então o trabalho que tinha acabado de finalizar, para não estragar caso a alternativa não corre-se da melhor maneira. Primeiro eliminei o resultado final, selecionei a tabela, chamei o painel dados e acionei o botão subtotal e no painel subtotais, ordenei em cada alteração de tipo de fornecimento utilizar a função soma, adicionar Total C/IVA. E voilá, os resultados dos subtotais confirmaram os resultados obtidos anteriormente com a função SOMA.SE

Gravei com um outro nome e criei um botão de hiperligação a este documento para que confirmar os resultados obtidos.

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