E porque não um caixote de recolha de roupas Usadas?

1. Exercício: E porque não um caixote de recolha de roupas Usadas?

clip_image021

2. Premissa: Deslocalização de um caixote de recolha de roupa velha para um pedestal ocupado por um candeeiro de iluminação pública.

3. Memoria Descritiva e Justificada:

A presente memória descritiva justifica a colocação de um caixote para recolha de roupa usada num espaço atualmente ocupado por um poste de iluminação pública, situado em Almeirim na zona da biblioteca. O referido espaço está centralizado numa praça situada em frente a uma escola de 1º ciclo, tem o nome de um poeta “Francisco Henriques”, natural da cidade de Almeirim e é usado como parque de estacionamento.

Como é perceptível na imagem e no meu entender seria muito mais justificável, a presença no local de um busto do poeta, ou de uma escultura, pois existem inúmeras formas de iluminação pública. E se as autoridades municipais lá colocaram um poste de iluminação porque não um caixote de recolha de roupa usada, um ecoponto ou mesmo um vidrão, objetos situados na orla da referida praça.

Para dar mais força à ironia que pretendo transmitir da situação escolhi o mais feio de todos.

4. Tecnologia utilizada para elaboração do trabalho:

Recolha de Imagens – Máquina Fotográfica Canon Powershot A720 IS no modo Auto

Programa para PC – Adobe Photoshop CS4

5. clip_image002Processo e ferramentas utilizadas no Photoshop:

Após a seleção de imagens (duas imagens de uma recolha de 20 captadas em Almeirim) a utilizar no projeto proposto, o primeiro passo foi abrir a imagem que ilustra a praça usada no trabalho.

Depois de criar uma cópia dessa mesma imagem, procurei um melhor enquadramento a dar à foto, usando para isso a ferramenta recorteclip_image003.

clip_image005O passo seguinte, foi eliminar o poste de iluminação eléctrica mas ao mesmo tempo deixar o espaço por ele ocupado em consonância com espaço envolvente ao mesmo, para isso usei a ferramenta carimbo clip_image007 para copiar espaços do céu para a zona ocupada do poste.

A primeira imagem estava preparada para receber o segundo elemento do projeto.

clip_image009Abri a 2ª imagem e depois de passar a vista do interface do programa para vista dupla (2 up), arrastei para dentro do espaço de trabalho principal a imagem pretendida, colando-a assim de um modo automático ao projeto de trabalho.

O passo seguinte foi limpar a imagem para que ficasse apenas a imagem do caixote de recolha de roupas com a sua sombra (para esta ser trabalhada mais tarde). As ferramentas utilizadas para a realização dessa tarefa foram a varinha mágica clip_image013 e a lasso poligonalclip_image015.

clip_image017Depois de limpa a imagem, o passo seguinte foi enquadrar o caixote com a imagem anterior para isso usei a transformação (Control+T) de medida da imagem e a ferramenta de movimentoclip_image019 para colocar exatamente o caixote no local pretendido.

O passo seguinte foi isolar a sombra do caixote e dar-lhe um aspecto a condizer com o solo existente na praça e não com a calçada original.

Para isso selecionei a sombra com o lasso poligonal, com a sombra selecionada ativei a camada da “praça sem candeeiro aéreo” e fiz copy/paste.

Utilizeclip_image011i depois o ajuste de brilho e contraste do menu ”imagem” para escurecer a camada resultante da ação anterior para simular a sombra.

Faltava acertar o excesso de luz na face lateral esquerda.

Uma vez mais utilizei a ferramenta lasso poligonal para selecionar a área pretendida e com o comando de ajuste de brilho e contraste do menu “Imagem”.

6. Observações:

Tempo de captação de imagens: período da manhã 9.00/10.30

Captação das imagens escolhidas com uma diferença de 5 minutos praticamente com ângulos iguais em relação ao sol.

Distância física entre locais selecionados: 25 a 40 m

7. Docente:

Profa Ana Loureiro

Laboratório Audiovisual

8. Discente:

Rui Manuel Duarte Bexiga

ESES ECM PL 090236014

Disciplina de Laboratório Digital 1ºsemestre 2009-2010

, ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: