Trabalho de Grupo – COMPONENTES VERBAIS e NÃO VERBAIS

1. Introdução do trabalho.

As cenas observadas foram gravadas uma só vez, seguindo um guião predefinido.  Passam-se num canal de informação regionalista de televisão fictício.

A indumentária usada dá indicação do estatuto social e cultural dos intervenientes. Foi construído um texto acessório, que intencionalmente não foi decorado, deixando espaço ao improviso, contextualizado para cada uma das cenas.

Desse trabalho resultou a gravação de um DVD para posterior observação e análise de todos os elementos constituintes do grupo.

2. Tabela – Quadro anexo

a) Story board.

b) Formulação do Enunciado.

Teorias TG Quadro TV final

3. Conclusão geral sobre o Trabalho de Grupo

Fazendo uma análise à aplicabilidade desta Disciplina no relacionamento e entendimento entre as pessoas e para o equilíbrio das sociedades, comunicar, não será apenas necessário mas, fundamental. Se não soubermos comunicar correctamente, por exemplo, a diplomacia não funciona e o tão necessário equilíbrio mundial corre riscos.

Por isso é importante conhecer as ferramentas da comunicação, para delas fazer o melhor uso possível. Naturalmente todos sabem comunicar, é quase intrínseco ao ser humano, mas, com esta Disciplina aprendemos a usar correctamente várias ferramentas de interacção comunicativa. Aprendemos a dar importância às ferramentas da comunicação. Passamos a valorizar este ramo do saber, e naturalmente passamos a aplica-lo no dia-a-dia.

Esta Disciplina deu-nos espaço de entendimento sobre conceitos que para nós eram desconhecidos, embora os usássemos de uma forma frequente e arbitrária. Para um Curso onde a Educação e a Comunicação são importantes componentes, quiçá fundamentais, poder-se-á dizer que esta Disciplina é capital, dando bases aos discentes para os aplicar na sua vida futura, seja ela profissional ou não.

Como pessoas, saímos mais enriquecidos com os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, e como profissionais, sairemos a ganhar nas relações humanas quer sejam com as chefias ou entre colegas de serviço.

O futuro passa pelo correcto uso dos instrumentos de comunicação e nestes os media têm uma importante palavra a dizer.

Saibamos retirar apenas o que é verdadeiro ou o que nos interessa, sob pena de ficarmos reféns de uma certa ideologia, nem sempre sã.

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2010

Docente:

Profª Josette Fróis

Discentes ECM-PL

Salomé Santiago – Tânia Prates – André Silva – Ricardo Caseiro – Rui Bexiga – Fernando Veríssimo – Mário Cláudio

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: