Reflexão sobre Retórica a partir de um texto de Américo de Sousa

Teorias da Comunicação – Reflexão sobre Retórica a partir de um texto de Américo de Sousa

Texto

Segundo Américo de Sousa, a argumentação (ou retórica) – enquanto processo discursivo de influência – deita mão de todos os recursos persuasivos disponíveis e o raciocínio lógico ou quase lógico, a sugestão e até a sedução, não são senão diferentes e interligados modos dela se manifestar. (…) nem a persuasão se mostra incompatível com a dimensão ético-filosófica da comunicação, nem o imperativo da discutibilidade crítica condena, à priori, o recurso ao elemento persuasivo. A comunicação afirma-se pela eficácia com que cumpre os seus objectivos. Sem eficácia, não passa de um simulacro. Sem persuasão, não se cumpre.

A. de Sousa (2001) A Persuasão, Edit. Universidade da Beira Interior

Reflexão do Grupo:

Retórica é o processo de influência que visa convencer e persuadir com eficácia o interlocutor levando em conta o contexto pessoal, social e cultural para a realização do processo discursivo em qualquer meio de comunicação.

Deve existir eficácia e sedução no discurso de forma a trazer o interlocutor para a nossa verdade.

Grupo: Vasco Safara, Mário Cláudio, Rui Bexiga, Manuel J. Paulo e Fernando Veríssimo.

ECM – Pós Laboral Trabalho realizado na sala de aula em 9/11/2009

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: