As “imagens” de Prince

Comparação e análise de duas imagens.

Introdução

A escolha do tema para este trabalho recaiu sobre Prince, um dos músicos mais importantes do Século XX, não só pela obra realizada mas também por toda uma geração de músicos que influenciou.

Prince sempre controlou tudo o que rodeia a sua carreira, desde a produção, composição até à execução de instrumentos (toca 25 instrumentos).

Sendo uma personalidade egocêntrica, Prince foi apresentando uma imagem cimentada em comportamentos éticos dúbios e de alguma excentricidade.

A carreira de Prince passou por várias fases.

Primeiro “O Artista” Prince, depois numa fase posterior foi apresentado através de um símbolo (Symbol) onde se misturam o masculino com o feminino, sendo que nessa ocasião a imprensa não sabendo como que o apelidar, começou a apelidá-lo de “O Artista que anteriormente se chamava Prince”. Esta operação depois de não funcionar com êxito o artista voltou então novamente a ser denominado como Prince.

No trabalho final da disciplina de Antropologia da imagem, abordarei estas diferentes fases e respectivas imagens transmitidas da  carreira do artista.

Para este trabalho escolhi duas imagens que contrastassem na vida do Artista.

Uma das imagens que mais polémica causou, tendo mesmo sido censurada em alguns estados dos Estados Unidos da América, imagem essa que serviu de capa para o álbum “Lovesexy”.

A escolha da outra imagem, recaiu sobre um acontecimento social em que o artista participou, numa entrega de prémios da indústria Americana.

Capa do Album Lovesexy


image

Imagem de capa do álbum Lovesexy de 1988, Autor desconhecido

Esta foto foi a capa do álbum Lovesexy de 1988,

Trata-se de uma imagem polémica que mexeu com os costumes mais puritanos dos Americanos, tendo mesmo sido censurada em muitos locais.

Na foto podemos ver os seguintes elementos: Foto a cores, na qual o artista Prince aparece nu. Prince tem a mão bem aberta colocada sobre o lado direito do peito transmitindo a ideia de devoção a deus, O dedo polegar ao apontar para cima, reforça essa ideia.

As flores brancas transmitem uma sensação de pureza, de limpeza e ao mesmo tempo ajudam a contrastar com a cor da pele do Artista, cor que transmite a imagem de um homem de raça mista (cabrito) no caso entre raça branca e raça negra, reforçado pela observação do nariz (mais largo) e lábios (mais grossos).

A cor roxa da flor restante, funciona como um prolongamento do sucesso anterior “Purple Rain”

Na flor branca ao centro da imagem o rebento denuncia o sexo imageque está escondido devido à posição do Artista.

Da imagem ressalta ainda a força do olhar, que vai muito mais além do que a própria fotografia.

Prince social à entrada do Kodac Theatre

imageHollywood, E.U.A., 29 /2/2005 Autor: Carlo Allegri/Getty Images – Jornal The Guardian, GB

Esta foto foi obtida à entrada do Annual Academy Awards, no Teatro Kodak a Prince e Manuela Testolini, sua esposa do momento.

Foto a cores em que se destaca em primeiro plano a figura de Prince e logo depois a sua esposa, ambos trajados a condizer com a importância da cerimónia em que ambos iriam participar.

A sua esposa apresenta um sorriso aberto transparecendo felicidade, ele um ar sério que deixa transparecer alguma contrariedade.

Pelo requinte do design dos trajes transparece riqueza, não só do casal mas também de todos os intervenientes presentes que estão atrás deles num mesmo nível, pois num segundo nível, podemos ver pessoas sem traje de cerimónia que estão a observar a entrada dos participantes na festa.

Novamente o olhar de Prince volta a impressionar, com a profundidade e a usencia de qualquer tipo de problemas com que enfrenta as câmaras.

Conclusão

Da observação destas duas fotos prevalece a grande mestria com que Prince lida com a sua imagem, seja nos jogos com a sua imagem em privado, seja a sua participação em acontecimentos sociais em que participa.

Na capa de lovesexy, e depois de ter sido bastante criticado pelos seus comportamentos excêntricos antes da edição do álbum, ele através dessa capa conseguiu ao mesmo tempo ser polémico, através da nudez e ao mesmo tempo devoto. É uma luta constante dos seus demónios internos, uma luta entre o bem e o mal a virtude e o pecado. Essa é precisamente a mensagem da obra musical ao qual esta imagem dá capa.

Na imagem à entrada do Kodac Theatre, a maneira como Prince enfrente as câmaras (de frente e com olhar profundo) num evento social , denota um grande profissionalismo e ao mesmo tempo mostra serum manipulador de imagens para dar força ao seu personagem de vida artística.

Rui Bexiga 2010

,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: